terça-feira, 26 de abril de 2016

#Projeto Ilustra - Abril: Fundo do Mar

Olá!

Está acontecendo o Projeto Ilustra, uma iniciativa de muitas artistas das quais, inclusive, sou super fã!

O mais legal é que recentemente elas abriram para a participação dos leitores. Desde que avisaram isso, eu fiquei desejosa de participar, mas somente consegui isso para o tema deste mês (abril/2016) que é "Fundo do Mar".

Neste link, que é a hashtag #ProjetoIlustra do facebook, você poderá encontrar mais informações e as artes de quem está participando. Lá também vai ser possível acessar as páginas ou blogs das meninas que bolaram o projeto. Aqui o link  da Ana Blue, que idealizou tudo,  e das que  mais acompanho postagens ultimamente:

-9dades a Solta - Ana Blue
-Lidiane Dutra
-Mary Cagnin
-Camila Nogueira
Ana Luiza Nogueira


Sobre minha ilustração:

Inicialmente eu havia imaginado fazer um dragão marítimo e adaptá-lo às minhas dolls. Enquanto eu começava minha pesquisa pela net, troquei umas ideias com meu esposo. Ele não entende muito de arte, mas curte curiosidades e meu trabalho. Essa conversa foi o suficiente para me dar um norte. Complementei com a pesquisa, mas já sabia mais ou menos o que retratar. Eu queria fazer uma criatura marítima que eu pudesse humanizar, ou seja, dar traços humanos para ela. Eu cotei os seguintes:

-Polvo
-Lula
-Coral

Como eu me lembro de já ter visto uma arte onde o cabelo da menina era em forma de polvo, eu descartei os dois primeiros, porque pensei que acabaria me influenciando demais por essa lembrança

Fazer uma menina coral me pareceu fantástico, mas assim que comecei minha pesquisa de imagens, a primeira que apareceu foram os tentáculos formidáveis de uma Anêmona. Tinha uma cor lindíssima que eu fiquei imaginando se conseguiria reproduzir. E claro...havia um peixe palhaço, laranja e branco, se destacando entre eles.

Pensei logo numa cena do amigo que chega, e você deita em seu colo. Aí ele começa a contar fatos curiosos do dia, anedotas, enquanto acaricia seus cabelos. Quem ama cafuné entenderá o poder de um momento como esses.


E eis que surgiu a Beluga:

Sketch


Eu pessoalmente a batizei de Beluga, mas o nome oficial da arte é apenas "Anêmona ama cafuné".



Rosa e lilás

Eu usei lápis de cor Prismacolor, em papel Opaline 180gr. Levei bastante tempo para deixar a cor rosa no tom que eu queria. Também apliquei um pouco de lilás embaixo, perto da nuca.

As anêmonas se alimentam de peixes mas o danado no peixe palhaço reveste o corpo de uma substância que o torna imune às toxinas liberadas por elas. Assim ele se protege ali no meio. A anêmona nem sabe que tem um peixe tão perto, ela não o reconhece como tal. Pesquise e se aprofunde a respeito, se tiver curiosidade de saber mais sobre essa parceria de sucesso e cuidado.



Colorindo o fundo. Algas e corais. O laranja do peixinho já começa se destacar!


É inevitável  me lembrar de "Procurando Nemo" . Cantei mentalmente "continue a nadar" várias vezes durante o trabalho..rs





Close no laranja se tornando vibrante a medida que fui colocando novas camadas. Definitivamente os lápis prismacolors estão sendo um ótimo investimento. Meu objetivo no futuro é ter outras marcas, especialmente as indicadas por durabilidade, qualidade, resistência a luz e tudo mais que acompanha os lápis de cor profissionais. Até eu conseguir outros, me contendo infinitamente com este! E claro, a cor que está sendo consumida mais rapidamente é o branco. É possível que eu tenha de adquirir outros dele, avulsos.


Finalmente:


Anêmona ama Cafuné


Aqui está ela, toda rosa e com seus acariciadores particulares por perto. Gostei deveras do resultado..mas sou suspeita...rs


Pretendo editar  brevemente e transportá-la para meu studio. Enfim, toda arte mais bacana terá o Colab55 como destino mesmo. Acho que é uma forma prática e agradável de transformar meu desenho em outros produtos para venda. E realmente torço para que gostem.

É isso. Deixo meu abraço para quem acompanhou mais esta "saga". Se tiver alguma dúvida relacionada, pergunte-me. Prometo me esforçar em ajudar.

Abraços e até a próxima postagem!


3 comentários:

  1. Eu acho maravilhoso e inspirador o acabamento que o lápis de cor deixa. :)
    Já usei durante um tempo quando me aventurava em busca de novas técnicas, mas ela não me deu tanta emoção como a aquarela em pastilha! haha Mas admiro muito os artistas que a usam como técnica principal, que conseguem transmitir personalidade ao trabalho. ♥
    Cada vez mais que fuço seu trabalho, o admiro mais! :)

    Essa ilustra daria uma boa tatuagem, à propósito! :3
    Ana Blue
    9dadesasolta.com

    ResponderExcluir
  2. Yay! Que legal sua visita por aqui Ana, adorei!
    Pois é, eu me sinto tão a vontade com os lápis de cores! E o que disse me ajuda a ir retirando meus receios,pois sempre me achei em desvantagem por usá-los, como se fosse uma técnica inferior, sei lá. Desejo aprender a usar outros materiais, mas sem pressão sabe. E ter certeza de que os lápis tem seu lugar no mundo da arte é um alívio muito gostoso!
    Ei, muito obrigada por gostar dos meus trecos ^______^

    ..ah, e a propósito, curto demais suas iniciativas artísticas viu. No que eu conseguir, quero participar!
    Abração!!

    ResponderExcluir